sábado, 12 de dezembro de 2009

Leite artificial, início e o fim!

Comecei com o leite em pó no quarto dia do Cauê, (dia 17/07/2008) na primeira mamada do dia. Dei na mamadeira e foi difícil pra mim, oferecia a mamadeira pra ele chorando, ele estranhou o bico e não queria pegar, eu chorava mais ainda, dei meu dedinho pra ele chupar e em seguida coloquei a mamadeira, ele acabou pegando.

Matou a fome, ótimo, mas meu coração estava ruído, leite artificial...mamadeira...o peito super machucado...
O Cauê então teve suas primeiras cólicas, por conta do leite artificial, ele tinha muito sono e não conseguia dormir.
Meu coração ficava espremido, culpado, fiquei muito muito triste, minha querida parteira Priscila achou que eu estivesse com depressão pós parto, o que era bem provável.
Me apeguei na idéia de que meu peito sararia logo.
Durante 4 dias dei só mamadeira, meu peito ficou muuuito cheio e doía.
Fazia massagens pra aliviar.
Recebi orientações de como ordenhar e a necessidade da ordenha, pra aliviar as mamas e para a produção não diminuir.
As orientações eram ordenhar até o peito esvaziar, umas 6 vezes ao dia, parece razoável, tudo bem. Mas foi uma meta impossível de alcançar.
Da forma como fui orientada não conseguia fazer, só doía e não saia leite algum ou muito pouco como algumas gotinhas, foi tão ruim, meu peito tão cheio e dolorido, vazava bastante.
Cada vez que sentia o peito encher ficava triste, não aguentava, pensava ah não....
Sentia falta de dar o peito ao Cauê, aliás sentia necessidade, parecia uma necessidade de trocar essa energia, sentia "sair" uma energia dos meus seios.
Mas meus seios não sararam como havia imaginado foram 4 dias sem dar o peito ao meu bebê e tratando intensamente e as fissuras ainda estavam profundas e doloridas.
Só conseguia ficar sem blusa, estava frio, até que descobri as conchas!
Foi como uma libertação, usei até pra dormir, ciente que seria ruim pras fissuras mas conseguia relaxar e descansar mais, não usava toda noite não.
Voltei dar o peito, ainda doía muito mas recompensava, era bom demais, saciava a vontade, o acumulo energético, esvaziava o peito, sentia a segurança de alimentar meu bebê com o melhor alimento e que aliviaria o "estrago" do leite em pó.
Nesse retorno só conseguia dar o peito uma ou duas vezes ao dia, pois a cada mamada os machucados pioravam bastante.
Nessa fase a produção já tinha diminuído.
Estava muito triste, chateada precisava desabafar e ouvir conselhos, com nove dias de vida do Cauê fomos na reunião da Matrice.
Estava cheia de esperança com essa reunião e com meus sentimentos na garganta.
Na roda de apresentação falei meu nome e em seguida cai no choro e desabafando tudo de uma vez, todas foram super solidárias, a maioria me deu muitas dicas, muitas inclusive que já estava praticando, mas foi importante mesmo assim, confirmava que estava no caminho certo. E só o fato de ser ouvida e compreendida era maravilhoso.
Aprendi novas posições pra amamentar, indicaram a necessidade de usar bomba elétrica, já tinha tentado a manual antes e foi terrível, machucava e rendia pouco.
Enfim, compreendi melhor minha situação geral na amamentação e as necessidades rumo ao sucesso.
Essa reunião foi como um milagre pra mim, Deixei a mamadeira pronta que estava na bolsa e amamentei com pouca dor, meus seios começaram a vazar, muito leite veio, foi uma injeção de ânimo e alegria.
Voltei pra casa renovada.
Recebi mais orientações da Priscila parteira, ela me ensinou outra forma de ordenha manual que foi bem mais fácil pra mim, conseguia aliviar bem e ainda aproveitar o leite ordenhado.
Ela também falou em alugar uma bomba e pra eu tomar muuito líquido.
Acabei ficando com muitas orientações das quais não dava conta como ordenhar 6 vezes ao dia, tirar 100 ml em cada ordenha, tirar o leite em pó em uma semana. E como não dava conta disso tudo fui pirando. 
Era triste também o fato de não conseguir dar um afago de que o Cauê precisava, ele chorava muito, muito, se estivesse acordado estava chorando, era uma grande dificuldade pra fazê-lo dormir, eram horas chorando e acredito que se desse o peito seria melhor, acabei dando chupeta, não queria, mas depois de um tempo cedi e foi melhor, o Cauê ficou mais calmo, ajudou.
Até que em consulta com o pediatra do Cauê, na época o Douglas tudo foi revisto e reorganizado de forma que eu fiquei muito mais traquila.
Ele foi muito bacana e ajudou demais, reorganizou todos os procedimentos, me tranquilizou sobre o leite em pó, garantiu que o Cauê estava bem e eu fiquei bem melhor, me sentindo bem e fui seguindo com mais calma.
Nesse ponto as coisas melhoraram muito.
Quando o Cauê completou 1 mês meu peito melhorou, assim, de um dia para outro.
As fissuras mais profundas sararam, ficaram pequenas fissuras e uma dor beeeem menor.
Alegria total!
Consegui ir aumentando as mamadas no peito gradativamente, o que achei ótimo também para o corpo se adaptar a nova demanda e aumentar a produção conforme a necessidade do Cauê.
Aumentava uma mamada no peito e tirava uma mamadeira.
A alegria era imensa.
Mas meu peito doía bastante ainda, mesmo quase sem machucados, imaginei que era uma dor muscular pois o Cauê estava mamando bem mais, sentia também umas fisgadas no peito depois das mamadas, não sabia o que era, comentei em consulta com o pediatra e ele quis esperar mais pra ver o que era.
Descobri que era sapinho (candidiase) pela lista de discussão da Matrice em uma mensagem uma mãe falava com a outra sobre os sintomas e percebi que era exatamente o que sentia.
Estávamos com sapinho há um mês e nem sabia, depois veio o tratamento, que foi demorado, esse sapinho não queria nos deixar e fiquei com essa dor por 1 mês e meio, mas tudo bem, essa resisti e só aumentava o nº de mamadas no peito.
Houve o momento em que consegui equiparar as mamadas no peito e com a mamadeira, até que passei a dar mais o peito e com 2 meses acabei com a mamadeira!
Alegria, conquista e vitória!
                                                                                                    



 

Acompanhamento do nº de mamadas no peito P e mamadeira N (Nan)
Virou uma tabela na evolução no ganho em mamadas no peito e na diminuição de mamadas na mamadeira.
Essa visualização me mantinha determinada em ganhar.
29/04/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário